quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Adequação é tudo

Você sai pra jantar fora a noite em um restaurante chique de biquini e canga?

Você vai para o trabalho de pijama?

Faz faxina de salto alto? Ou vai pra academia de saia lapis?

Se você não faz nada disso, então porque você usa roupa de ginástica para fazer compras?

ou tênis esportivo em uma apresentação de teatro?

Se você vai ao cinema de havaianas poderia muito bem ir a praia de scarpin...certo?

Na verdade está tudo errado mesmo...
Quando postei no grupo do armário cápsula o post sobre vestir-se bem sempre, algumas pessoas reagiram dizendo que em casa gostam de vestir qualquer coisa mesmo. Tudo bem!! Você pode estar bem vestida vestindo qualquer coisa. Vestir-se bem, estar apresentável não é ficar na sala de vestido social e salto alto assistindo televisão, você pode estar de shorts e sua camiseta "podrinha" e estar bem vestida, limpa, e principalmente ADEQUADA.



Vejo que hoje em dia as pessoas perderam um pouco a noção de para que serve cada roupa, e consequentemente o respeito que algumas ocasiões pedem.
Minha mãe conta que quando ela era criança, a roupa mais chique que ela tinha era a roupa que usava para ir na igreja, chamava de "roupa de vêdeus" sim, de ver Deus... e ir a igreja era um evento que pedia estar arrumada mostrando cuidado próprio e principalmente, mostrando RESPEITO. Pelo ambiente, pelas pessoas, pela ocasião.

Michelle Obama e suas meninas lindas e super adequadas para encontrar o Papa com suas "roupas de vêdeus"

Com o armário cápsula, por termos menos roupa precisamos tomar cuidado de não usar a mesma roupa para tudo. Cada modelo, tecido, forma, foi feito para uma ocasião. Claro que temos os básicos, que variando os acessórios podem ir do trabalho à festa, mas essa é uma atencão que temos que ter.

Quando eu estagiava em comércio exterior em uma multinacional, tinha 19 anos e fazia faculdade, consequentemente ia trabalhar de moletom Hard Rock Café (não me condene, na época todo mundo usava rs) e apesar de sempre ter sido vaidosa, eu não me atentava que não estava adequada. Até que uma querida colega de trabalho falou sutilmente que eu não estava em um campus para usar moletom todo dia. Nesse dia que reparei que as pessoas passavam todas as manhãs pelo menos alguns minutos de seu dia escolhendo roupas adequadas para o trabalho, e eu não...
Comecei então a prestar muita atenção, pois ELEGÂNCIA É ADEQUAÇÃO.



E isso vale também para as questões climáticas, já foi em um lugar,  em um dia frio, onde todo mundo estava de casaco, mas aquela mocinha que queria mostrar o corpo a todo custo estava de vestido curtinho? A perna até arrepiada tadinha, mas o objetivo de mostrar o corpo era o mais importante para ela. Falhou! O corpo podia até ser divino, as pernas matadoras, o vestido Chanel, mas estava deselegante, INADEQUADA!



Por isso é importante sempre nos informarmos sobre o lugar onde vamos: Tem muitas escadas dá pra ir de mini saia? Tem ar condicionado vou passar frio? É informal? Black tie? Evento religioso? Evento esportivo ou social? Vou afundar o salto na grama? Vou fazer possíveis contatos profissionais? Ou vou para seduzir, mostrar o resultado da minha malhação? (isso também é válido, mais uma vez, dependendo da ocasião)

Todo mundo já errou um dia. Inclusive há que diga que na dúvida, é melhor ir mais bem vestida que todos do que menos...não sei dizer o que é mais embaraçoso.

Apenas para finalizar é importante lembrar também que desconforto é inadequado, saia que sobe, calça que mostra o cofrinho, tomara que caia que cai e tem que ficar puxando, sapato que machuca, roupas um número menor ou maior, e muitas outras coisas que acabam com nosso bom humor e assim também com nossa elegância. Tudo isso deve ser evitado. Ninguém precisa sofrer por causa de roupas e sapatos.
A beleza está em sentir-se bem, sempre!

Isso não parece nada confortável, faz até mal para a saúde!!
 

Kim teve que passer a noite segurando o casaco para não mostrar demais!


                                                     Legging beige é um perigo!!

Bom é isso, será que consegui transmitir meu pensamento? Espero que sim!

Obrigada aos que me acompanham :)

fotos da internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário