Algumas coisas nós temos que fazer sozinhas, e na minha opinião, fazer compras de roupas é uma delas. Comprar não pode ser uma coisa rápida, como saciar um vício ou apenas cumprir uma tarefa, pode parecer meio brega falar assim, mas comprar é uma arte, e requer tempo, e disposição.
Claro que comprar todo mundo sabe, mas comprar bem é outra história.
O ideal é começar com uma lista. Eu tenho uma lista de tudo que eu preciso em uma agenda, e essa lista inclui desde uma calça legging até um conjunto de copos pra cozinha (os meus são todos de requeijão, abafa...) mas essa lista não tem prazo pra acabar, um item pode ficar nela por semanas, ou meses, até que eu me veja frente a frente com exatamente o que eu estava querendo ou até que chegue meu aniversario e alguém me pergunte o que eu quero, na cara de pau mesmo vou consultar minha lista, porque quando a gente dá um presente quer que a pessoa goste e use, eu pelo menos sou assim inclusive dando coisas de lojas que sei que a pessoa vai poder trocar se não gostar, sem ofensas. Mas tem gente que só dá mesmo pra cumprir tabela, mas aí é outro assunto, então, facilita para a pessoa se a gente der uma sugestão, bom pros dois envolvidos, né?
Quando sobre um dinheiro e eu estou com tempo e disposição, posso ir atrás de algum item da minha lista, o primeiro passo é pesquisar na internet, para ter uma noção de preço e do que realmente estou procurando.
Liquidações? Não gosto.
Se está na liquidação algum problema tem.
Ou é fora de estação, ou tem defeito.
A menos que seja um item de uma moda bem passageira, que voce goste muito e que esteja realmente barato. Compre pra usar o máximo, por um tempo limitado e já sabendo disso, nesse caso vale a pena.
Sair as compras sem saber exatamente o que está procurando pode ser uma armadilha, e mais de uma vez não encontrei o que queria e acabava pegando outra coisa parecida, apenas para não me sentir mal de voltar de mãos vazias, como uma criança com seu prêmio de consolação, prêmio esse que sai caro, pois não é nem nunca será aquilo que eu realmente queria, e sempre vou olhar pra esse item como algo que eu comprei porque não tinha o outro ( até pode acontecer o contrário, e este item ser muito mais legal e funcional que o ouro que voce queria, mas são casos raros, quase uma loteria).
No geral essas coisas vão embora na primeira limpa do armário. Não gera um sentimento de conexão legal.
Sair com amigas para comprar nem sempre é boa ideia, na empolgação cada uma acaba olhando apenas algo para si mesma, e quando pedimos opinião vem um simples "Tá lindo" sem análise ou sinceridade, pois ou elas estão comprando algo também e mais interessadas nisso, ou estão com pressa para ver alguma outra coisa, poucas pessoas gostam de fazer compras e dar opiniões para os outros, com excessão das profissionais da área, personal stylists e outras, nesse caso vale a pena a companhia, se voce puder pagar por esta ajuda na hora das compras aí é outra história.
Amigas também podem tirar seu foco da compra, só voce, e mais ninguém conhece bem seu gosto e suas necessidades, as vezes a pessoa está passando por uma vibe por exemplo boho, fazendo cursos esotéricos e totalmente submersa nesse universo, que pode não ser o seu naquele momento, e é claro que ela vai dar uma opinião baseada no momento dela, "Esse colete de crochet é a sua cara!!" Só que voce é advogada e trabalha em escritório formal, ahhh mas minha amiga achou tao lindo em mim, vou levar, e lá se vai mais uma peça passar uma temporada eterna no seu guarda roupas.
Opinião da vendedora? Acho difícil ser sincera, elas querem vender. Ponto final.
Também não recomendo levar pai ou marido, por mais que eles sejam super compreensivos e pacientes, a gente sente um pouco de culpa por saber que tem alguém esperando a gente olhando pros lados com aquela cara de saco cheio, salvo raras excessoes, mas também não vale a pena essa pressão.
Levar a mãe é a opção menos ruim, mas em alguns casos a mãe é de outra época e ainda tem seus gostos bem enraizados na moda da época que ela viveu, assim, ela pode dar opiniões que não reflitam o seu gosto, a sua realidade, os tempos atuais, ela pode achar lindo vestidinhos de poá dos anos 60 com tiara, mas você é uma pessoa moderna que só usa calça e as cores preto e cinza, e ir na onda da mãe nesse caso pode ser desastroso.
Ou pior ainda, sua mãe pode ver voce como a menininha que sempre foi, e sugerir roupas infaltilizadas que não condizem com sua idade atual, ou até o contrário, sugerir peças que ela imagiva que ficariam boas nela, mas considere que a idade de vocês é bem diferente...
Como em todos os casos também há excessoes, há mães que são verdadeiras personal stylists, nesse caso parabens você tem muita sorte
Vamos às compras...
Pegue um dia livre, se arrume, se perfume, a máxima "O mundo trata melhor quem se veste bem " é verdadeira, e apesar de ser enganoso julgar pelas aparências, no geral as vendedoras vão tratar melhor quem estiver bem arrumada. Mas sem exageros, esteja alinhada, em ordem.
Leve sua lista, ou saiba bem de cabeça qual item pretende adquirir, após as pesquisas na internet, voce ja deve ter em conta os valores aproximados.
Não compre nada que não seja da cor ou estilo das outras coisas que você tem ou goste, já ouviu aquela frase: "Se voce tiver que comprar roupas novas para um novo trabalho analise se este trabalho é mesmo para você". Temos tendência a comprar coisas para o "fantasy me" e não para o "real me". O "Fantasy me" é um termo em ingles que define aquela pessoa que a gente imagina que poderia ser, mas não é o nosso eu real, no meu "fantasy me"já comprei muito vestidos rodados e saltos altíssimos, doei tudo, nunca usei, não tinha ocasião nem eventos, apenas aquelas festas e eventos que aconteciam na fantasia da minha mente onde eu era Dita von Teese 24 horas por dia, quem consegue??? Bora voltar pra realidade...
Compre algo para sua realidade, o hoje. Tenho andado tão imediatista que penso: Usaria esta roupa amanhã?? Se a resposta for sim, eu compro. E as vezes uso mesmo no dia seguinte, só pra tirar " a virgindade" da roupa e já colocá-la na roda, roupa nova guardada com etiqueta por muito tempo parece que vai perdendo o encanto, e vira mais um enfeite no guarda roupas.
Outra coisa é experimentar. Odeio. Mas já não compro sem fazer este esforço. Para facilitar quando vou comprar parte da baixo (calça, shorts, saias) vou com saia e uma calcinha que é um shortinho por baixo. Facilita muito e depois de provar, tem que olhar de todos os ângulos, andar um pouquinho com a peça, voce não vai ficar imóvel quando usa-la e as vezes dá alteração, principalmente shorts, alguns tendem a embolar no meio das pernas de quem tem coxas um pouco mais grossas. Não tenha vergonha, é seu dinheiro que está em jogo, prove e dê um rolé pela loja. O mesmo vale para sapatos.
Analise também a qualidade, costuras, acabamento e no caso das roupas tecidos.
A maioria das pecas que me desfiz porque apesar de lindas toda vez que colocava para sair, não me sentia bem e tirava na ultima hora, eram peças de poliéster e tecidos sintéticos. Pra mim sufoca, a pele não respira, acho péssimo. Tenho evitado. Na verdade ultimamente tô bem chata com isso, procuro camisetas 100% algodão. Já as calças jeans é recomendável que tenha pelo menos 2% de elastano, fica mais confortável.
Depois disso tudo, ja com a decisão em mãos, hora de pagar.
A vista. Sim. Se não tem dinheiro não compre. Coloque na listinha eterna.
Porque nada pode ser tão urgente. A menos que sua casa tenha pegado fogo e você perdeu tudo, se não, pode esperar.
Acredite, vai ser melhor pra você, voce vai se agradecer no futuro. Orgulho de gente grande, sabe?
Além de poder chorar um descontinho...
E pronto, feliz da vida voce adquiriu algo que vai te trazer felicidade, vai combinar com todo o resto do seu armário e vai te deixar mais elegante. Essa é a compra certa, a compra feliz!
Espero que este post apesar de gigante tenha ajudado de alguma forma. Eu costumo seguir essas regrinhas e não tenho me arrependido.
Boas compras!
* fotos da internet


Conheci o blog pelo grupo Armário-Cápsula e amei o post, é o mais real e útil sobre compras que já vi. Obrigada pelas dicas ♥
ResponderExcluirObrigada a você pela visita no meu blog!
ResponderExcluirVolte sempre! ;)