Você usa suas roupas e sapatos até acabar??
Duvido...
Pergunte pra sua mãe quantas roupas e sapatos ela usou até acabar?
Alguns né
Agora pergunte para sua avó
Vários!
Infelizmente vivemos em tempos descartáveis, onde além de nada ser feito para durar, mesmo que durasse não íamos saber mesmo, por que descartamos antes.
Já teve aquela roupa, sapato ou bolsa que você usou até se desfazer? E no final teve que jogar fora mesmo, porque doação era impossível?
Eu já tive alguns, bem poucos posso garantir, mas a sensação de usar algo ao máximo, até literalmente acabar, é muito boa. Aquela sensação que seu dinheiro foi bem gasto, que o objeto cumpriu bem sua função, que você contribuiu para o meio ambiente.
Se desfazer das coisas é fácil, e posso dizer que até bem prazeroso, adoro fazer "a limpa" tanto no meu armário quanto nos dos outros (quando pedido, é claro). Tirar, limpar, arrumar, que delícia!!
Mas precisamos tomar cuidado para não cair a armadilha do comprar-descartar, comprar-descartar.
"Ahh mas eu sou desapegada, meu armário é enxuto, sempre me desfaço do que não uso"
Tudo bem, muito legal isso, mas continua comprando?
Tem gente que decide fazer um armário capsula, "a partir de agora vou viver leve com apenas as roupas que uso, tenho 300 peças e vou reduzir a 30, vou doar tudo. Mas antes, vou precisar comprar umas 10 peças para montar meu armário cápsula"
Sério? De 300 peças você não consegue montar um cápsula de 30 sem precisar comprar nada?
Perdeu todo o sentido do negócio, Missed the point, desculpe, mas você entendeu tudo errado.
O objetivo não é apenas reduzir, doar, mas também parar de comprar, reduzir o consumo, como você vai reduzir o consumo começando por consumir??
Bom o objetivo desse post é fazer esta análise, tente usar alguma coisa até o fim. Como na época de nossos avós, quando o consumo era bem menor, principalmente na questão de roupas e sapatos, e tudo era mais valorizado, não só objetos, mas também as relações humanas.
Se usar tudo que você te até acabar, ou quase, vai ficar sem comprar nada por muuuuito tempo.
Também não precisa exagerar, trabalhamos para viver, mas também nos darmos pequenos prazeres, presentes, tudo bem também, mas faça o teste com pelo menos alguns objetos e veja como se sente!
* foto da internet

Oi Carol...estou amando seu jeito de escrever...tenho * estudado * Minimalismo a mais ou menos 02 anos...mas falta muito ainda...
ResponderExcluirEstarei aqui te acompanhando...
Bejokas
Opa! Obrigada!
ExcluirNa verdade nunca paramos de aprender, ne, ainda mais sobre minimalismo, estamos sempre tentando melhorar. Mas assim que e bom, ne?! Vou postar todo sábado!
Bjus
Este comentário foi removido pelo autor.
Excluir